Ficou sem Internet?

Atualmente, ficar sem internet é uma das situações mais desconcertantes do dia a dia. Sobretudo nestes tempos de pandemia, em que o ambiente online se tornou essencial ao desenvolvimento de inúmeras atividades de rotina. Aliás, tanto em relação ao estudo e ao trabalho remoto quanto à saúde, ao bem-estar e ao entretenimento.

Assim, é especialmente útil saber lidar com os problemas mais básicos que sua conexão pode apresentar, certo? Então fique por dentro destas dicas que a Facilnet preparou:

Para não ficar sem internet

Sem dúvida, se você quiser reduzir as chances de ficar sem internet, é fundamental conhecer determinados passos para resolver contratempos. Desde soluções simples e intuitivas até mais estratégicas, que envolvem a escolha do melhor canal de wi-fi para seus dispositivos. Assim, você estará ainda mais preparado para aproveitar as possibilidades da web no seu iPhone, iPad, Mac ou Apple TV.

  1. Na dúvida, reinicie

Diante de qualquer problema tecnológico, o primeiro passo é evocar um dos mais importantes “mandamentos” da TI: reinicie. Então, ao perceber que você está sem internet, desligue e ligue novamente seu modem ou roteador instantes depois. Com isso, será possível eliminar falhas temporárias da conexão e forçar o restabelecimento do zero.

Caso seus equipamentos não tenham um botão de reset, basta tirá-los da tomada. Depois, aguarde aproximadamente 30 segundos antes de reiniciar e, depois, mais alguns minutos para que tudo volte a operar.

  • Teste outros dispositivos

Se a primeira etapa (reiniciar o roteador) não resolver, você deverá seguir para o próximo passo. Ou seja: identificar se o problema de internet está dentro ou fora de sua casa. Aliás, um jeito simples de fazer isso é verificar se seu iPhone, iPad ou Mac consegue acessar a conexão residencial. Se possível, conecte o Mac diretamente ao roteador, usando um cabo de rede Ethernet. Se nenhum dos seus dispositivos conseguir ficar online, o problema pode estar em seu provedor.

Assim, a dica é usar a rede celular para buscar informações no site oficial ou nas redes sociais da empresa fornecedora de internet. Caso não haja nenhum relato ou notificação sobre possíveis problemas, entre em contato para saber se há previsão de reparo.

  • Resolva problemas de wi-fi

Ao conectar seu Mac diretamente ao roteador, você também consegue verificar se o problema é na internet ou no wi-fi. Porém, se o wi-fi estava funcionando, mas não está mais (em vários dispositivos), pode ser difícil identificar o problema. Ainda assim, você consegue obter pistas ao verificar as configurações do seu roteador.

Para isso, tente reverter quaisquer modificações recentes na rede e tenha certeza de que ninguém na casa alterou sua senha. Se as conexões de internet com fio estiverem funcionando, mas as de wi-fi não, seu roteador pode estar com defeito. Aliás, certifique-se de que não haja nenhum dispositivo sem fio, como uma babá eletrônica, ou um micro-ondas ao lado do roteador. Afinal, isso representa uma potencial causa de interferência no sinal.

Além disso, lembre-se que o uso intenso da banda larga por um dispositivo específico pode diminuir a velocidade da conexão. Logo, o uso de um app como o Fing ou site de teste de velocidade pode fornecer mais algumas dicas. Especialmente sobre o que está fazendo com que seu wi-fi fique lento ou sem conectividade.

  • Solucione problemas com um dispositivo específico

Por outro lado, se você estiver sem internet em apenas um de seus dispositivos, a solução pode ser mais restrita. Ao mesmo tempo, resolver a questão também deverá ser mais fácil. Nesse caso, volte à dica número 1: reinicie o dispositivo em questão.

Da mesma forma, desconecte e conecte seu roteador ou modem. Caso nada disso resolva, confirme se o seu dispositivo está atualizado e executando a versão mais recente do sistema operacional. Aliás, o macOS inclui ferramentas de diagnóstico de conexões sem fio que podem ajudá-lo a identificar erros. Além disso, experimente desinstalar aplicativos adicionados recentemente, principalmente os relacionados à rede, como VPNs.

  • Verifique suas configurações

Às vezes, redefinir sua conexão com o roteador pode ajudar a retomar sua conexão. Portanto, tente “esquecer” a rede à qual está conectado e depois se conecte novamente. Para isso, acesse Rede, nas Preferências do Sistema do macOS. Isso garantirá que você está tentando se conectar à rede wi-fi correta.

Além disso, mudar para um canal wi-fi diferente também pode melhorar as velocidades de conexão. Especialmente se você morar num prédio com muitos apartamentos ao redor do seu. Afinal, normalmente os roteadores colocam seus dispositivos no melhor canal de maneira automática.

No entanto, se vários roteadores próximos escolherem o mesmo canal, suas conexões poderão ficar congestionadas. Logo, a saída será pesquisar nas configurações do roteador a opção para mudar de canal. Inclusive você pode usar um aplicativo de análise de wi-fi como o Network Analyzer, por exemplo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *